Bitcoin: O Que Está Acontecendo?
O Bitcoin testou o custo dos investidores de curto prazo, algo em torno de US$ 91 mil mas em poucas horas reverteu essa tendência e voltou para acima U$100 mil!
Finalmente, algum movimento no mercado!
Não foi na direção que a maioria esperava, mas volatilidade é sinal de vida... ou pelo menos é o que dizem.
Parece que o mercado está reagindo às políticas de tarifas implementadas pelo presidente Trump. E, para ser justo, ele já havia avisado que faria isso. Só que o mercado não acreditou nele e achou que era blefe, querendo ou não, ele fala muito.
E depois de dois anos de altas e consolidações, o Bitcoin "morreu" mais uma vez para muitas manchetes…
É incrível como as pessoas mudam rapidamente de super otimistas para acreditar que o Bitcoin vai desabar até U$78 mil.
Mas, deixando todo esse barulho de lado, vamos entender o que está realmente acontecendo no mercado e ver se precisamos nos preocupar.
Neste texto, vou cobrir três tópicos principais:
As forças macroeconômicas que estão influenciando o mercado.
Quais são os principais níveis de preço a serem observados durante essa correção.
As métricas que uso para saber se isso é apenas uma queda temporária ou o início de algo pior.
Resumindo:
Acredito que o primeiro trimestre continuará sendo um período instável igual mencionamos, enquanto o mundo se ajusta às novas políticas econômicas dos EUA e à força histórica do dólar.
No curto prazo, a base de custo dos investidores de curto prazo (US$ 91 mil) é a primeira linha de defesa para os otimistas. Os HODLers (investidores de longo prazo) já estão felizes em começar a acumular Bitcoin nessa região.
Existe um risco real de testarmos a média móvel de 200 dias (U$ 77 mil) se chegarmos a essa faixa, mas acho difícil justificar uma queda maior que isso.
No geral, estou tranquilo em relação a essa correção. Acho que é saudável e necessária para ajustar algumas expectativas exageradas, principalmente para liquidar posições.